Nutrição

Saiba mais sobre os benefícios e as formas de consumo do limão



Existem dezenas de tipos de limão em todo mundo, mas, no Brasil, estão entre os mais conhecidos o galego, o siciliano, o cravo e o haiti. Apesar das características físicas e de sabor distintas, eles possuem propriedades nutricionais semelhantes. Consumir a fruta pode ajudar a melhorar a digestão, a prevenir derrames, aumentar a absorção de ferro, aumento da imunidade, diminuição no risco de doenças cardiovasculares e nos sintomas de doenças cardiorrespiratórias.

Segundo a professora do curso de Nutrição do UNINASSAU, campus Graças, Flávia Ribeiro, o limão é uma fruta cítrica rica em fibras solúveis que ajudam a diminuir o apetite e regular o intestino. “Ele pode ser usado para temperar peixes, mariscos e frango. A casca e as folhas contêm óleo essencial e podem ser usadas para preparar chá, por exemplo. Por ter vitamina C, polifenóis e ácido cafeico, atua como poderoso antioxidante e melhora o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe e os resfriados”, informa.

Entre as principais propriedades do limão está proteína, fibras, vitaminas C, A, B1, B2, B3, B6, além de cálcio, potássio, magnésio, ferro e folatos. “Com todos esses nutrientes, o limão é um aliado importante para evitar pedra no rim, por exemplo, por ser cítrico e favorecer uma urina menos ácida. Ele também tem limonoides e flavonoides, anti-tumorais. Além disso, é antimicrobiano e anti-inflamatório, bom para combater bactérias que estão relacionadas com a formação da acne”, explica.


Facebook